Inep divulga o cronograma do Censo da Educação Superior 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 635/2020 , que estabelece o cronograma de etapas e atividades do Censo da Educação Superior 2020.

Cronograma

Em 26 de janeiro de 2021, começa o período de cadastro dos recenseadores institucionais, responsáveis por preencher os formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistências de dados, bem como apurar questionamentos do Inep a respeito das informações declaradas. O prazo para o cadastramento vai até 31 de março.

Além disso, em função do novo sistema utilizado para o Censo Superior 2020, será necessário que todos os recenseadores se cadastrem no Censup, mesmo que não haja mudança em relação ao censo de 2019.

O Sistema Censup estará aberto para o período de coleta de dados a partir de 1º de março e segue até 4 de junho. O procedimento é uma atribuição do representante legal da instituição de ensino e do recenseador institucional. Os dois também são responsáveis por conferir e enviar as justificativas dos relatórios de consistência, de 1º de março a 25 de junho.

O Inep analisará as justificativas no período de 28 de junho a 23 de julho. Por sua vez, os ajustes dos dados, de acordo com as orientações da autarquia, deverão ser feitos entre 26 de julho e 19 de agosto.

O instituto e as instituições de ensino superior verificarão (in loco ou por videoconferência) a procedência dos dados declarados, no período de 2 a 12 de agosto. A autarquia apresentará os dados para as instituições de ensino os homologarem em 20 de agosto, quando também se inicia o prazo para retificação das informações.

Em 31 de agosto, o Inep encerrará o período de coleta e notificará as instituições que não fecharam o preenchimento do censo. A partir de 1º de setembro, a autarquia começará a consolidar e homologar os dados. A divulgação do Censo da Educação Superior 2020 está prevista para 28 de outubro de 2021.


Como funciona o censo

O objetivo do levantamento é oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências do setor, assim como guiar as políticas públicas de educação. Após a divulgação, os dados passam a figurar como estatísticas oficiais da educação superior.

O censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

O censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.


Fonte: Correio Braziliense

CONTATO


Enviando...
A sua mensagem foi enviada com sucesso!

Para entrar em contato com a EVC Educacional, preencha as informações ao lado, ou se preferir, nos ligue.

Endereço

Avenida Antônio Artioli - nº 570.
Swiss Partk, Campinas/SP
Bloco A - Sala 220

Telefone

Fone: +55 19 3291-3936
Celular +55 11 99770-2701